sexta-feira, 5 de junho de 2009

Transplante de Face

O transplante de face é visto como uma cirurgia "Holywoodiana". Tal procedimento foi imortalizado no filme "A Outra Face", com Nicolas Cage e John Travolta. Neste filme de1997 ocorre uma troca perfeita de face entre os dois atores. Desta forma, a trama é desenrolada.Parece tudo muito simples!!



Pena não ser tão fácil assim !!. O transplante de face é uma cirurgia unicamente reconstrutiva e uma alternativa para as grandes deformidades pós trauma e eventuais doenças congênitas e pós-cirúrgicas.


É um procedimento complexo que exige muitas disciplinas e especialidades e não devolve todas as funções da face. É limitado e deve ser indicado em casos extremos.


O primeiro caso de transplante de face ocorreu em 2008 em uma mulher chamada Connie Culp que havia sido deformada após um acidente com arma de fogo em 2004.


http://www.boston.com/news/health/Gallery/052009_face2


O segundo caso foi de James Maki de 59 anos. O doador foi Joseph Helfgot que morreu depois de um transplante de coração. Maki recebeu seu novo rosto na Cidade de Boston (Estados Unidos). Ele foi desfigurado em 2005 quando caiu na via eletrificada em uma estação de metrô em Boston. Aceitou fazer a cirurgia pois queria ter "uma vida normal". Mesmo com o transplante de face, dificilmente terá uma vida normal, pois as sequelas continuam, entretanto, haverá melhora de sua qualidade de vida e auto-estima.

http://www.boston.com/news/health/Gallery/052009_face2



http://www.armandocunha.com.br/

Nenhum comentário: